projeto monográfico
A importância da leitura e da escrita para construção do senso crítico.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Apesar de tão continuadamente requisitada e tão multifacetada presente dentro de propostas que visam facilitar a aquisição de experiências, a leitura levanta-se como uma grande fonte de inquietação dentro do cenário brasileiro – como um grande enigma, por assim dizer. Na ausência de informações que orientam uma prática mais eficiente, o ensino da leitura parece ser realizado ao acaso, fazendo com que os professores sejam através do ensaio e erros quando da abordagem de materiais escritos juntos a seus alunos.
Alunos sem estímulos para a prática da leitura e da escrita, se deixando completamente levar pelos meios tecnológicos cada vez mais inovadores e outras atividades aparentemente inócuas, mas que contribuem para a isenção do contato com o mundo literário.
3 HIPÓTESE
Pode-se considerar que a falta de leitura se dá pela falta de estímulo familiar e pela inércia cultural de grupos de convívio do indivíduo? A tecnologia utilizada de forma inadequada seria um dos fatores responsáveis pela falta de leitura e pela decadência da escrita?
4 JUSTIFICATIVA
Vivemos numa sociedade em que há formas convencionais de comunicação, na sua maioria escritas. O indivíduo que não tem acesso a tais convenções ficará à margem da vida socialmente aceita.
A necessidade de se desenvolver a leitura como uma das etapas do processo educativo torna-se necessária. A partir daí, o ser humano vai se inserir no mundo para conhecê-lo melhor. Será capaz de tirar suas conclusões a respeito da vida, das coisas e objetos, pois é através da leitura e da escrita que isso se fará.
Com uma sociedade em constante evolução como a nossa, o indivíduo analfabeto é considerado um ser não cidadão; não tem nada a oferecer de produtivo, portanto não tem valor no mercado de trabalho.
Escrever e falar bem não são das tarefas mais fáceis dessa vida, isso é fato. Mas, de certo modo qualquer pessoa