Projeto Monografia TDAH na Infancia
PÓS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROJETO DE MONOGRAFIA
TDAH na Infância
Estância Turística de Piraju
2015
1. TÍTULO
TDAH na Infância.
2. TEMA
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade na infância e a importância do diagnostico precoce para a inclusão do aluno com TDAH.
3. PROBLEMATIZAÇÃO
As crianças que são portadoras do TDAH por terem deficiência de atenção e dos processos cognitivos responsáveis por receberem e processarem as informações das mais diferentes fontes, não compreendem de forma correta os sinais para o bom desenvolvimento das interações sociais e o conhecimento das normas que regulam essas informações. Além disso, apresentam dificuldade de controlar seus impulsos e seguir as normas, têm dificuldades para resolver problemas, movem-se em excesso, dão respostas inadequadas, não conseguem controlar suas emoções e tem dificuldade de relacionamento com os outros.
4. JUSTIFICATIVA
Segundo Paulo Mattos (2007), o portador de TDAH é descrito como uma pessoa inquieta, que muda de interesses e planos o tempo todo, tendo dificuldades em levar as coisas até o fim, pois detesta coisas monótonas e repetitivas. Além disso, algumas são impulsivas no seu dia a dia, tendem a ter problemas na sua vida acadêmica (em geral, as queixas começam na escola), bem como na vida profissional, social e familiar. Por esses motivos é importante trazer esclarecimentos sobre o tema tanto para os profissionais da área de educação como para outros profissionais de áreas afins, bem como para os pais dessas crianças e comunidade em geral, pois com mais estudos e informação, melhor será a adaptação dessas crianças na sociedade.
5. HIPÓTESES
Espero que através desta pesquisa consiga esclarecer duvidas a respeito da capacidade de aprendizado do aluno portador do distúrbio pois foi constatado através da leitura de artigos relacionados que a capacidade intelectual ou a inteligência do individuo nada é afetada pelo