Projeto Mobiliário Urbano
Projeto Mobiliário Urbano
Prof. Maurício Duque
Nome: Leticia Calegario da Silva RA: 338.303-2
Conceito de Mobiliário Urbano:
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) considera mobiliário urbano “todos os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantados mediante autorização do poder público em espaços públicos e privados” (ABNT, 1986,
p.1).
Podemos concluir que são elementos que compõe paisagem urbana, de usos comuns ao cidadãos. Podendo ser de uso ou orientação, exemplo, bancos de praças como placas de informação. Contribuem para paisagem urbana e uso do espaço.
Em observação ao MEMORIAL 17 DE JULHO, situado em frente ao
Aeroporto de Congonhas, SP. Podemos observar estes elementos e seus usos.
Este memorial foi construído em homenagem às vítimas do acidente do voo TAM JJ3054, uma das maiores tragédias da aviação no Brasil.
O Memorial 17 de Julho foi inaugurado 5 anos depois, no mesmo dia e hora do acidente, com uma missa celebrada pelo bispo de Santo Amaro, Dom
Fernando Figueiredo. Porém a praça foi projetada para “celebrar a vida”.
A amoreira resistiu ao incêndio e a explosão do avião. Ela fica no meio de um círculo cercada por gramas e um espelho d’água. Nas bordas desse círculo estão os nomes das 199 vítimas do acidente que chocou o Brasil.
1
Identificando o Mobiliário Urbano:
Placa de Identificação da Rua: Posicionada de forma correta, possibilitando aos motoristas se localizarem sem dificuldades de visualização, sua altura e localização possibilitam o acesso ao espaço sem comprometer a passagem. Nesta foto também podemos observar simetria existente, permitindo liberdade na circulação.
2