ESTUDO DA INEFICIÊNCIA NO DESIGN DE ABRIGOS DE ÔNIBUS DA CIDADE DE GOIÂNIA
VANESSA MACHADO DE CARVALHO
ESTUDO DA INEFICIÊNCIA DO DESIGN DOS ABRIGOS DE ÔNIBUS DA CIDADE DE GOIÂNIA
GOIÂNIA
2014
Resumo
O presente estudo visa analisar, a eficiência estético-funcional do modelo de abrigo de ônibus CMTC 02 implantado pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) na cidade de Goiânia, a presença ou ausência de identidade visual que caracterize o contexto cultural da cidade no modelo e a interação existente entre os usuários e a peça de mobiliário através de pesquisa no âmbito de Design e Emoção.
Palavras-chave
Mobiliário urbano – design – abrigos de ônibus
Apresentação
Por meio de estudo e análise do modelo CMTC 02, pretende-se identificar os fatores que determinam a falta de eficácia de funções indispensáveis aos abrigos de ônibus.
Figura 01: Abrigo de ônibus CMTC 02
Fonte: trabalho de campo, 2014
O mobiliário urbano é um produto de uso coletivo e público, que é dirigido ao atendimento de um amplo e diverso grupo de usuários. Por ser de tamanha relevância para a população, é através de contato direto com o público que é possível identificar o melhor posicionamento do mobiliário para atender aos requisitos indispensáveis e contribuir para mobilidade dos usuários. A eficiência no caso de abrigos de ônibus com proteção às intempéries como sol e chuva e a qualquer hora do dia é um dos objetivos do estudo e análise, que visa à implantação de um projeto contendo essas diretrizes.
Pretende-se analisar também a presença ou ausência de identidade visual no modelo de abrigo de ônibus CMTC 02. A cidade de Goiânia conta com um projeto de revitalização do mobiliário urbano do centro, executado em 2003 pelo arquiteto e urbanista Jesus Cheregati, que buscou expressar no projeto o resgate do movimento Art Déco. A capital do estado de Goiás é conhecida pela grande produção Art Déco, porém o projeto de revitalização