ffdyj

602 palavras 3 páginas
TEORIA DA CONTINGÊNCIA
Segundo Chiavenato:
“Para a teoria de contingência, não há nada de absoluto nas organizações ou na Teoria Administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.”
Definição de Contingência
Contingencia trata-se de uma palavra pouco conhecida. Contingência são coisas que nos remetem que nos forçam que nos condicionam agir de uma determinada maneira.
A teoria da contingencia nasceu de pesquisas que ajudaram as empresas a se posicionar de forma adequada frente a realidade ela oferece ferramentas praticas para que as organizações alcancem suas metas.
Entre as teorias que fundamentam a teoria contingencial. A primeira Estratégia e Estrutura e desenvolvida por Alfred D. Chandler. Elaborando uma conclusão que e útil até hoje, a estratégia e a estrutura estão extremamente relacionadas. “Se eu tenho uma estratégia e necessário ter uma estrutura para atingi-la em outras palavras, a estrutura segue a estratégia”.
.Assim como Chandler, Burns & Stalker também fizeram pesquisas para descobrir de onde surgiu essa abordagem eles descobriram duas formas de organizar a abordagem e seu crescimento, a Organização Mecanistica, que é a formação de toda a estrutura burocrática baseando-se na divisão do trabalho, a organização e separação dos cargos ocupados por especialistas, a delegação de poder dentro das empresas com uma estrutura com o sistema de hierarquia rígida com uma só pessoa no poder, com o desenvolvimento de um controle rígido de todos os processos dentro da organização, dando uma importância às regras e procedimentos formais visando sempre os princípios da teoria Clássica.
Outra forma de Organização desenvolvida por Burns & Stalker, foi a Orgânica. Baseada em uma estrutura organizacional flexível com pouca divisão de trabalho, uma estrutura formada em cima de uma Hierarquia flexível, já com ênfase na teoria das Relações Humanas.
Com base na pirâmide de Maslow, os elementos que compõem uma Indústria pode ser dividido em cinco partes. A

Relacionados