Fontes de energia utilizadas no Brasil
Energia hidrelétrica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. Essa energia é a segunda maior fonte de eletricidade do mundo.
As hidrelétricas podem receber classificações ainda, de acordo com o tipo de queda ou o tipo de reservatório, mas o princípio de funcionamento é o mesmo: a água, armazenada em um reservatório (represa), passa pela turbina fazendo-a girar. A turbina por sua vez, está acoplada a um gerador que transforma a energia da turbina em energia elétrica.
.Vantagens
*Devido à disponibilidade ciclo da água é inesgotável.
*É uma energia totalmente limpa, não emite gases, não emite tóxico e não causa a chuva ácida.
*É uma energia barata, os custos operacionais são muito baixos, não são constantes melhorias tecnológicas que ajudem a explorar os recursos com mais eficiência.
*Ele armazena facilmente sistemas de abastecimento de água para recreação ou de irrigação.
*Você pode regular o fluxo de controle e se há risco de alagamento.
.Desvantagens
*A construção dos pratos requer um grande investimento, além disso, os sítios onde se pode construir o poder em condições econômicas são muito limitadas.
*Os obstáculos tornam-se presa de espécies como o salmão
*Em segundo lugar, as barragens afetam os leitos dos rios, causando erosão e afetar o ecossistema.
*Barragens tendem a estar longe de grandes populações, então você precisa para transportar a eletricidade produzida através de redes que são muito caros.