Projeto Meu
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
Projeto: Trabalhando Com crianças disléxicas.
“CRIANÇAS DISLEXICAS.”
Se o disléxico não pode aprender do jeito que ensinamos, temos que ensinar do jeito que ele aprende.
Palavra-chave: Dislexia-metodologia.
Público-Alvo: Alunos de 1º a 5º ano da fase do ensino fundamental.
Duração: Ano todo.
Introdução
O presente projeto pretende expressar considerações sobre a dislexia e como trabalhar com crianças disléxicas. Porém serão abordadas as dificuldades de aprendizagens, pois se torna importante compreender as dificuldades de aprendizagens para entender como funciona a dislexia e como este distúrbio atrapalha na aquisição da aprendizagem dos alunos.
A escolha do tema deu se por sugestão do supervisor da escola Paulo Freire, devido ao fato de ser uma necessidade vigente no momento, e por conter na escola alunos com dificuldades de aprendizagem suspeito ou diagnosticado como disléxico. Como sabemos aprendizagem é um processo de aquisição de informação e de padrões de comportamento, que é um resultado da prática e da experiência.
Justificativa.
O presente projeto terá posicionamento sobre a dislexia, um jeito diferente de aprender, abordagem que será desenvolvida com base em uma pesquisa cientifica fundamentada em idéias defendidas por renomados autores sobre sua importância, o objetivo de aproximar-nos do que tem sido pesquisado e publicado sobre dislexia, buscando compreender suas origens (abordando o aparecimento da dislexia enquanto dificuldade de leitura e escrita, suas definições e suas classificações), os possíveis comprometimentos para o seu portador e possibilidades de intervenção.
Diante disso tudo crianças com dificuldades de aprendizagem não conseguem aprender através de métodos pedagógicos convencionais e mesmo assim, são capazes de aprender. É preciso considerar que a maior recomendação que se poderia fazer a