Acoes De Qualidade De Vida No Trabalho TF
Algumas das ações de Qualidade de Vida no Trabalho:
Ergonomia: contribui para a saúde do trabalhador e consequentemente para desenvolver a qualidade de vida. Esse conceito verifica-se que o estudo da ergonomia busca identificar situações em que o ambiente de trabalho possa prejudicar a saúde do trabalhador e verificar melhores formas de desenvolver suas atividades sem que possa causar danos à saúde, consequentemente contribuindo para a promoção da qualidade de vida no trabalho.
Musicoterapia: aumento da autoestima, aumento do desempenho profissional, melhora no relacionamento interpessoal, aumento da tolerância ao estresse, prevenção de doenças. O profissional que atua na Musicoterapia está habilitado a conduzir seu trabalho em busca da melhoria da qualidade de vida, tanto individual quanto social agindo antes que a doença surja. Atuando de forma a prevenir o adoecimento, promover a saúde, reduzir seus fatores de risco em nossa vida, em vez de atuar nas consequências do adoecimento sendo o tratamento menos efetivo, tardio e caro.
Benefícios: motivação, satisfação profissional, satisfação das necessidades pessoais, aumento da produtividade. Benefícios que a empresa oferece, pode ser um grande fator capaz de motivar e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Benefício se trata de uma forma de remuneração indireta na qual a organização oferece aos colaboradores, e ainda complementa que “os benefícios sociais são incentivos internos oferecidos com o objetivo de satisfazer às necessidades pessoais, proporcionando um ambiente mais harmonioso possível e produtivo para toda a empresa”. Com um programa de benefícios adequados, a empresa consegue deixar o trabalhador mais satisfeito com o trabalho, satisfazendo algumas de suas necessidades e deixando-o mais motivado para o trabalho.
Higiene e segurança do trabalho: gera um ambiente mais saudável, prevenção de riscos à saúde, diminuição dos acidentes de trabalho,