Projeto Leitura
O desenvolvimento do Projeto “Criando, contando e encantando” justifica-se pela necessidade de despertar na criança o prazer de ouvir e contar histórias, para que ela possa expressar seus pensamentos, sentimentos e emoções.
Acreditamos que é preciso resgatar o gosto das crianças de ouvir histórias, pois além de ser uma atividade estimulante e prazerosa insere a criança no processo de construção de conhecimento. Embora essa atividade possa parecer uma tentativa de acalmar e entreter as crianças, seus efeitos vão muito além. Ouvir histórias estimula a imaginação, educa, instrui e desenvolve habilidades cognitivas, além de fornecer ponto de partida para se introduzir conteúdos.
Neste sentido buscamos enriquecer e estimular novas habilidades de leitura, levando a criança a descobrir e refletir sobre o mundo que a cerca.
2. PÚBLICO ALVO
Alunos de 04 e 05 anos
3. OBJETIVOS
3.1. GERAL
Despertar o gosto de ouvir e recontar histórias, desenvolver habilidades, competências, valores bem como a linguagem oral e suas várias formas de expressão.
3.2 ESPECÍFICOS
Conhecer as obras de Monteiro Lobato;
Proporcionar aos alunos recursos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades para o processo de aprendizagem de leitura e escrita;
Incentivar a criatividade para desenvolver a linguagem oral e escrita;
Representar histórias através de reconto, ilustração e atividades práticas.
4. CRONOGRAMA
18/04/2014
Abertura com teatro Sítio do Pica Pau-Amarelo, história: “O mês de Abril”. 18 de abril: Dia Nacional do livro infantil, aniversário de Monteiro Lobato.
Toda equipe escolar.
22/04/2014
Roda de conversa sobre a importância dos livros, quais histórias elas mais gostam, seus personagens favoritos, etc. Falar para elas sobre Monteiro Lobato e sua obra “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Na roda colocar vários livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo em uma caixa, com o objetivo de aguçar o imaginário das crianças. Deixar que