Projeto laborat rio da Escola
Este projeto apresenta algumas reflexões sobre o trabalho nos laboratórios de Aprendizagem de Ciências, Química, Biologia e Física inseridas nos espaços escolares, entendemos como um espaço de superação, destacando sua estreita relação com o projeto pedagógico da escola, bem como sua parceria com o cotidiano da sala de aula.
O momento histórico que estamos vivenciando no campo das ciências e da tecnologia, com descobertas valorosas para a humanidade, que se refletem numa melhor qualidade de vida, tanto na área da saúde quanto na introdução de novas tecnologias de informação e de comunicação exige uma reflexão sobre as estratégias usadas para o ensino de ciências naturais nas escolas de ensino fundamental e médio, que formam a base do educando. Sabe-se que o ensino de ciências, abrangendo as demais disciplinas já elencadas, deve despertar o raciocínio científico e não meramente informativo. Atento a esse conceito, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), acerca do ensino de ciências, propõe “[...] não se pode pensar no ensino de ciências como um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em momento futuro [...]” (BRASIL, 1997, p.22). Neste sentido, a criança é vista não como cidadã do futuro, mas sim de hoje, que precisa conhecer a ciência visando ampliar a sua possibilidade presente de participação social, viabilizando, assim, sua “capacidade plena de participação social no futuro” (BRASIL, 1997, p.23).
“ A escola é um lugar onde o aluno progride:
- com a ajuda dos colegas, através de suas relações com seus iguais, ele toma conhecimento dos outros na escola´;
- através de suas relações com pessoas que são um pouco superiores a eles: os professores e todos os outros adultos que contribuem para o funcionamento do estabelecimento;
- através de suas relações com realidades elevadíssimas: as grandes obras e seus criadores, aos quais os professores servem essencialmente de intermediários.
A escola é conteúdo e relações específicas: é