Projeto: Jovem na Escola
PÓS-GRADUAÇÃO
PSICOLOGIA SOCIAL
Intervenções Psicossociais com grupo de risco e vulnerabilidade social
ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVANÇÕES PSICOSSOCIAIS
Discente: Luane Ferreira de Lima
Projeto: Jovem na Escola
CONTEXTO
Os bairros escolhidos para serem atendidos com o projeto proposto foram: Cajueiro Seco e Prazeres. Ambos localizados no município do Jaboatão dos Guararapes considerados os dois mais populoso e consequentemente com inumeros problemas sociais, uma vez que os bairros perifericos acabam por não serem atendidos em suas reais necessidades pelos poderes públicos em detrimento das àreas de maior interesse economico e expeculação imobiliária como Piedade, Candeias.
A população dos bairros em destaque carencem de inumeros serviços públicos, sobretudo, pela elevada demanda na áreas de saúde, onde as unidades são insuficiente para o atendimento, bem como a falta de algumas especialidades médicas que fazem o tempo das consultas esticar-se por meses. A falta de água aliada aos inumeros problemas de ausência de saneamento, contribui significativamente para o agravo e proliferação de doenças entre a população.
Moradias adquadas, educação e qualificação profissional de qualidade, trabalho, cidadania e lazer são algumas das lacunas evidenciadas nessas áreas de gandes contigentes populacionais e de todas as idades. Os jovens acabam muitas vezes apenas reproduzido as únicas práticas que os cercam, muitas vezes acabam se vendo limitados aquela realidade dos seus país e parentes. O desemprego, a bebedeira, as drogas, a gravidez tornam-se muitas vezes o único caminho de muitos dos adolescentes.
A escola sem dúvida é uma grande ferramenta de transformação da realidade desse adolescente, no entanto muitas se encontram fragilizadas. As Escolas Estaduais Felipe Camarão-Prazeres e Rubnes Moreira-Cajuiero Seco concetram juntas ceca de quatro mil adolescentes, todos cursando o ensino médio