Diversidade existente na escola
O objetivo do projeto foi criar condições para a permanência de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social – na faixa etária de 15 a 17 anos e que se originam de famílias socialmente desfavorecidas – na educação formal e colaborar para o desenvolvimento de novas formas de sociabilidade. O projeto integra-se ao PROJOVEM Adolescente, um Programa do Governo Federal, implementado, no município de Viçosa - MG, pela Secretaria de Ação Social - SMAS. Para atingir os objetivos propostos neste projeto, graduandos de Pedagogia prestaram apoio escolar individualizado aos citados jovens nas áreas de língua portuguesa e matemática e realizam estudos sobre música brasileira e fotografia. Cabe destacar ainda as implicações favoráveis das experiências vivenciadas pelos graduandos, na execução do projeto de extensão, nos seus processos de formação profissional.
B - ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL
1 - Quais os objetivos do programa ou do projeto?
“O projeto teve como objetivo criar condições para a permanência de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidos por programas sociais, na educação formal e colaborar para o desenvolvimento de novas formas de sociabilidade”.
2 - Qual o órgão, instituição ou escola é responsável pelo programa ou projeto?
“É um Programa do Governo Federal implementado pela Secretaria de Ação Social – SMAS no município de Viçosa – MG”.
3 - Quais os profissionais envolvidos? Qual a função de cada profissional envolvido?
“Na ação do Programa, contamos com a competência dos graduandos de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que prestaram, semanalmente, estudos sobre música brasileira e fotografia e apoio escolar individualizado nas áreas de língua portuguesa e matemática.
4 - Que tipo de recursos é necessário