projeto jornal- praticas de leituras e escrita.
Professora Luzia Maria de Azevedo castro – 2º ano
Justificativa
Viver em um ambiente onde ler é parte do cotidiano das pessoas, faz toda a diferença no processo de alfabetização. A leitura de jornais, hábito em nosso país de algumas famílias apenas, pode fazer parte do dia-a-dia. A construção da linguagem escrita é um elemento fundamental à participação das crianças no mundo que as cerca. Contudo, este aprendizado não pode ocorrer desvinculado do papel social do ato de escrever, pois a capacidade de ler e escrever não depende apenas de algumas habilidades e do exercício de decodificação, mas sim da compreensão de dois aspectos da língua.
Objetivos
Aproximar a criança do texto jornalístico.
Envolvê-la em práticas de leitura e seus usos sociais (informar, entreter, argumentar e defender um ponto de vista).
Ampliar sua possibilidade de expressão e comunicação.
Auxiliá-la a perceber-se como produtora de texto.
Envolvê-la em práticas de escrita a partir das próprias hipóteses.
Metodologias
Apresentar para as crianças, em roda de conversa, um jornal a fim de conhecer o que o grupo pensa sobre este portador textual e quais são suas questões e interesses. Elaborar com o grupo uma lista com as partes que o jornal possui.
Ler notícias veiculadas na imprensa escrita, praticando algumas das funções da escrita – informar e entreter – e os tipos de texto – entrevista, notícia, anúncio de classificados etc. Realizar entrevistas com os pais. Propor a escrita e rescrita de alguns textos. Montar gráficos sobre os dados das entrevistas.
Avaliação
A professora avaliará durante todo o processo de realização das atividades se o aluno:
* participou de maneira cooperativa na sua dupla.
* Emitiu suas opiniões e respeitou as opiniões dos colegas.
* Conseguiu extrair as informações pertinente nas entrevistas.