DJ Dadinho
TEXTOS: NR 11:4-15; 16:41-50; 20: 1-13; 21:4-9.
Devemos extrair lições importantes sobre o pecado da murmuração, esse sempre foi um dos que mais causaram problemas no meio do povo de Deus. Encontramos nas escrituras exemplos que marcaram os israelitas deixando sequelas até o presente. As murmurações são motivadas por insatisfação que muitas vezes são veladas, com possibilidade de crescer e induzir multidões a se insurgirem contra lideranças e causar grandes estragos. Os murmuradores contagiam outros para se unirem com os mesmos propósitos. Veremos nesse mote o significado, as origens das murmurações dos israelitas, as revoltas geradas pelas murmurações, as consequências na Igreja primitiva, na atualidade, o que causa na Igreja e Deus proíbe o murmúrio.
1. Seu significado
Conforme o nosso dicionário português “Aurélio” significa: dizer mal, Maldizer, fazer mau juízo, falar contra alguém, conversar difamando ou desacreditando, criticar. Esse era um dos pecados mais comum entre o povo de Deus. E se você conhece algum fiquem de olho nele, limite seus espaços, porque amanhã criticará você.
2. A origem das murmurações dos israelitas.
2.1. A falta de alguns elementos necessários para satisfazerem as suas necessidades básicas como: água, comida, proteção do sol, cansaço, fadiga e frio entre outros. (Nr 11:1).
2.2. Povos estranhos (o vulgo) esse termo refere-se a outros povos que acompanharam os israelitas quando saíram do Egito (Ex 12:38), povos de outros costumes, eles influenciaram negativamente no meio dos israelitas. Eles acusavam Moisés de maus tratos ao povo e questionavam sobre a alimentação como: carnes, cebolas e pepinos e até sepulcro. (Ex 16:2,3; Nr 11:4-7).
2.3. Insatisfação, os insatisfeitos murmuram, e aonde chegam, surge à murmuração. Aonde chega um murmurador outros murmuradores serão produzidos, cada um deles tem a incumbência de produzir outros, a murmuração é de origem satânica.
3. As murmurações geram