Estágio Educação Infantil
RELATÓRIO FINAL
sumário
1 INTRODUÇÃO 03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 04 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 10
4.2 Dados Gerais do Projeto 11
4.3 Referencial Teórico 14
4.4 Planos de Aula da Intervenção 18
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 24
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 25
MOSTRA DE ESTÁGIO 27
REFERÊNCIAS 28
1 INTRODUÇÃO
O Relatório de Estágio Obrigatório II do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia foi iniciado na alfabetização de crianças da Educação Infantil na EMEF “Dr Ubaldo Ramalhete”.
A prática na sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar a frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.
A experiência vivida nas salas da EMEF me mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão.
Portanto é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Segundo Silva, 2007, p.0358. “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: 'aprender e ensinar' e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”
O Estágio Obrigatório II visa fortalecer a relação teórica e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento profissional implica, em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na