PROJETO JOGOS
Núcleo de Conhecimento: Expressivo-Corporal
Atividades: Jogos
Público Alvo: Ensino Fundamental – 6°/9° anos (25 alunos)
Proposta Pedagógica Justificativa
Diante da dificuldade na aprendizagem de matemática, em especial no entendimento de enunciados e resolução de problemas, propomos a presente atividade de jogos, por entender que eles são considerados uma atividade que proporciona o exercício da imaginação, ensina a obedecer a limites, a ceder, debater e entender. Possibilita uma discussão matemática, que conduz ao desenvolvimento de conhecimentos para enfrentar os desafios, elaborar a melhor estratégia para vencer, analisar os erros apresentados quando há fracasso, realizar mudanças de estratégias quando as regras são modificadas e encontrar alternativa para uma mesma jogada. Além disso, é um precioso instrumento de inserção social e despertador dos sentimentos morais e a da consciência de grupo. Quando desenvolvido com estudantes de baixo rendimento escolar, mostra ser um valioso instrumento de desenvolvimento de autoconfiança e possibilita o progresso em todas as disciplinas escolar.
Conteúdos
A prática de determinados jogos permite apropriar-se de muitos conceitos que só serão aprendidos em séries finais do ensino básico, mesmo que não sistematizados. Na solução dos problemas que os jogos apresentam os participantes aprendem a olhar e entender a realidade que com eles se apresentam. Enfim, desenvolver a percepção de flexibilidade e reversibilidade do pensamento, a criatividade, a imaginação, o autocontrole psicofísico, o pensamento abrangente e profundo, a capacidade para tomar decisões e a fluidez de raciocínio.
Além disso, serão abrangidos os ensinamentos relacionados aos estudos dos números, que os capacita para resolução de problemas e investigações de situações concretas relacionadas ao conceito de quantidades. Essas atividades estão relacionadas aos Conteúdos Estruturantes Números,