Tuberculose
Trabalho de Biologia
Tuberculose
Juiz de Fora, 07 de junho de 2014.
Tuberculose
Introdução:
Chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida também como tísica pulmonar ou "doença do peito", a tuberculose é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também chamado de bacilo de Koch, nome em referência ao seu descobridor, o médico alemão Robert Koch . Koch não acreditava que as tuberculoses bovina e humana fossem similares, o que impediu o reconhecimento do leite infectado como fonte da doença. Mais tarde, esta fonte foi eliminada com a pasteurização. O médico alemão apresentou um extrato de glicerina com o bacilo da tuberculose como um "remédio" para a doença em 1890, chamando-o de tuberculina. Ele não teve eficácia, porém, foi mais tarde adaptado por Von Pirquet para um teste para tuberculose pré-sintomática. Outras espécies de micobactérias, como as Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti também podem causar a tuberculose. - Koch em seu laboratório.
A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele (lúpus vulgar), os glânglios linfáticos (escrófulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso. A tuberculose miliar consiste num alastramento da infeção a diversas partes do organismo, por via sanguínea, podendo atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo), causando infecções graves denominadas de "meningite tuberculosa".
Contexto histórico:
Por conta de seus variados sintomas, a tuberculose não era identificada como uma única doença até à segunda década do século XIX, e não tinha o nome atual até ser batizada em 1839 por J.L. Schoenlein. Algumas formas da doença provavelmente eram conhecidas desde