Projeto Intervenções previstas para a chácara do Lessa
1 INTRODUÇÃO: O ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% no mesmo período.1 Inseridos neste contexto, mediante o imenso potencial turístico presente no Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, e visando uma maior integração do homem com a natureza, a Secretaria Municipal de Turismo em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Educação, têm por finalidade desenvolver um trabalho de fomento à prática de visitas ao parque e seus diversos atrativos, bem como incentivar o interesse da comunidade local pela conservação deste bem material natural que lhes pertence, através de ações de integração, com foco para a educação ambiental, já que as atividades de ecoturismo contribuem diretamente para a preservação destes ambientes. Práticas como as caminhadas na natureza, visitação à mina de ouro desativada, realização de oficinas ao ar livre, passeios por trilhas ecológicas, gincanas com grupos escolares, etc., são ótimos exemplos de atividades a serem desenvolvidas no Parque Natural Municipal Chácara do Lessa.
1. Renielton Santos Souza (2011) ECOTURISMO COMO FERRAMENTA PARA CONSERVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PARQUES ECOLÓGICOS DO DF. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia elétrica.
2 JUSTIFICATIVA: A utilização do Parque Natural Municipal Chácara do Lessa para fins turísticos justifica-se pela imensa atratividade natural do local. Sejam por suas trilhas ecológicas, seus exemplares de antigas minas de ouro desativadas ou de seus espaços para atividades de lazer ao ar livre, a chácara do Lessa possui um ambiente agradabilíssimo, onde é notória a disponibilidade do espaço para atividades do ecoturismo, educação ambiental,