Projeto Integrador
CURSO DE TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROJETO INTEGRADOR
ALIZ BARÃO DO PINHO NETA
RA 1148406
CLARO LUCIANO MENDES
RA 1148405
PELOTAS
2014
Introdução
Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa para entender o que é e porque acontece a homofobia, o que provoca nos preconceituosos e nos homossexuais. O que passa na cabeça de um homofóbico para que eles hajam com tanta violência, tanto preconceito.
E o que é homofobia?
É o termo que usamos para designar o preconceito à orientação sexual de uma pessoa, aversão a homossexuais. Todo ser humano, independente de sua orientação sexual tem direito à dignidade. Algumas pessoas que nutrem estes sentimentos, muitas vezes, não tem ainda definidas sua opção sexual, por isso pode gerar dúvidas e revolta, transferidas pra aqueles que já têm sua opção definida. A homofobia tem causas religiosas, principalmente entre católicos e protestantes. E em alguns países se aplicam pena de morte aos homossexuais. Porém, em algumas vezes, esse preconceito acontece também com os próprios homossexuais, por não aceitarem sua própria opção. Normalmente a família destas pessoas não aceita, principalmente quando são religiosas e algumas vezes os homossexuais são expulsos de casa e isso traz muito desconforto podendo levar a problemas maiores. Ignorar a homofobia é não inseri-la às outras formas de discriminação, como racismo, por exemplo, é adiar o término de tal discriminação. As pessoas não escolhem ser homossexuais, simplesmente são. É certo que a homofobia deve ser discutida com cuidado, de forma delicada, pois, a homossexualidade ainda é um tabu.
De acordo com o Doutor Drauzio Varella, a homossexualidade existe também nos animais, todas as espécies de pássaros, em alguma fase da vida ocorrem interações homossexuais que envolvem contato genital. “Considerar contra a natureza as práticas homossexuais da espécie humana é ignorar