Projeto Integrador sobre Hipertensão
Diversidade: Os benefícios da atividade física no controle da hipertensão.
Bacharelados do Curso de Educação Física
Acadêmicos: Jaqueline Fernandes de Andrade
Lídia Beatriz Araújo Soares
Pâmela Maria Braga de Souza
Ronan Winter dos Reis Batista
Walbemir de Lima Silva
Professor Orientador Ms.: Joas Dias de Araújo Cavalcante
Introdução:
A hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) doença - população adulta - fator de risco para as doenças. cardiovasculares, incluindo acidentes, vascular cerebral (AVC), doenças coronarianas, insuficiência vascular periférica e cardíaca. apresenta elevados.
custos
médicos
e
socioeconômico
Objetivo:
Comparar as respostas dos 10 hipertensos entrevistados, assim como responder algumas perguntas que auxiliam no convívio do hipertenso na sociedade e o conceito da diversidade. A pesquisa de intervenção foi realizada, com a proposta de avaliar os benefícios da atividade física na melhora da qualidade de vida destes.
Com as matérias envolvidas foram cinesiologia, atendimento pré hospitalar e exercícios para grupos especiais.
Metodologia:
A amostra da pesquisa foi de forma aleatória por conveniência sendo formada por 10 indivíduos sendo 8 (oito) do sexo feminino e 2 (dois) do sexo masculino.
A pesquisa caracterizou-se como intervenção descritiva com os participantes do projeto vida saudável do UNIVAG e com os moradores hipertensos da redondeza.
Para a segurança dos participantes da pesquisa foi adotado um termo de consentimento livre e esclarecido no qual fica claro que os participantes teriam absoluta liberdade para desistir da pesquisa a qualquer momento.
Justificativa:
O trabalho foi desenvolvido com intuito de analisar e conhecer os benefícios da atividade física em hipertensos, na resposta positiva e negativa desses indivíduos, pois sabemos que a prática da atividade física auxilia no controle da hipertensão, levando em conta o questionário que envolve perguntas da vida diária.
Descrição dos resultados: