Projeto integrado
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Segundo e Nali de Souza, a inflação pode ser definida como:
Um processo de alta generalizada de preços, o que provoca a redução do poder de compra da moeda. (Nali de Jesus de Souza - Economia básica. p. 180.)
O México (cuja moeda é o peso mexicano) tem uma economia de livre mercado baseada no comércio, indústria, agricultura e exploração mineral e quando o assunto se refere à inflação do México, podemos nos basear no índice de preços ao consumidor, ou seja, o IPC.
Desde a revolução de 1910 o México tem sido governado por um único partido político, o Partido Revolucionário Institucional (PRI) que "venceu" todas as eleições presidenciais até hoje os dias de hoje. Nessas circunstâncias, o fracasso no controle da inflação levanta questões sobre a estabilidade política do México e sobre a progressão contínua no caminho da abertura política.
Em 1987 foi instituída no México uma política de controle de salários e preços. Conhecida inicialmente como Pacto de Solidariedad Económica foi posteriormente chamada de Pacto de Estabilidad y Crecimiento Económico (PECE). Por ocasião de sua introdução em 1987, a inflação alcançara índice anual de 160%, chegando a 14,8% em dezembro de 1987. A partir de fevereiro de 88, a inflação começou a cair abruptamente, alcançando 114% em 1988, 20%, em 89 e 30%, em 90. Por quase três anos a inflação tem sido mantida em níveis controláveis, índices de 20 e 30% são altos o suficiente para causarem preocupação, e o risco de que a inflação se acelere novamente permanece, mas o contraste com o Brasil é marcante. Embora a inflação anual de 20 a 30% seja muito maior do que os 3,8% da década dos 60, é menor que a inflação registrada entre 1982 e 1987. Após essa década de 80 marcada pela alta inflação, surge o objetivo de manter-se em nível de estabilidade de preços e iniciar as metas