033821172283

904 palavras 4 páginas
Câncer da pele
Câncer de pele ou Cancro da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do Sol. Outras causas possíveis incluem radiação ionizante, intoxicação por produtos do alcatrão (como por cigarro) e arsênicos e também por danos causados pela baixa imunidade. 2 . É o tipo mais comum de câncer correspondendo a cerca de 25% de todas as lesões neoplásicas.3

Causas
 Exposição excessiva aos raios ultravioleta (tanto UVA quanto UVB) pode causar câncer de pele, quer pelo Sol ou por bronzeamento artificial.
 Fumar tabaco e produtos afins pode dobrar o risco de câncer de pele.
 As feridas crônicas que não cicatrizam, especialmente queimaduras conhecidas como Úlceras de Marjolin, podem evoluir para carcinoma de células escamosas.
 A predisposição genética, incluindo para desenvolvimento de melanócitos.
 O papiloma vírus humano (HPV) está freqüentemente associado com carcinoma de células escamosas na genitália, ânus, boca, faringe, e os dedos.
 A irradiação de ultravioleta como germicida pode causar câncer de pele.
 Áreas que já tiveram problemas de pele como irritações regulares, úlcera angiodérmica, cicatrizes de queimadura e exposição a certos produtos químicos (como arsênico) tem mais chance de desenvolverem um câncer. Intoxicação com arsênico está associado a um aumento da incidência de carcinoma de células escamosas.
 Pessoas portadoras de xerodermia pigmentosa, uma deficiência genética que impede o reparo dos danos causados pelo raio ultravioleta, são muito mais propensas a desenvolver algum tipo de câncer de pele.

Sintomas
A lesão maligna de pele geralmente é rósea, pequenos, brilhantes, lisos, escamosos e ásperos, firmes e avermelhados ou escura, com crostas ou

Relacionados