Projeto Integrado - Semáforo Digital
2. INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos apresentar um projeto de semáforo digital.
Os semáforos atuais na cidade de São Paulo, frequentemente apresentam falhas e problemas que causam congestionamentos e transtornos no trânsito de toda a cidade. Os atuais semáforos são frágeis e possuem tecnologia ultrapassada, que acaba gerando gastos altíssimos de manutenção e troca dos equipamentos.
Com esse projeto, visamos solucionar esses problemas, com um circuito digital, utilizando portas lógicas, alimentados por uma fonte retificada. No circuito existe um temporizador que manda um sinal de onda quadrada para um contador, e através de suas saídas é feita a lógica de acionamentos de LED’s (Diodo Emissor de Luz), com as portas lógicas.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Para a montagem do circuito, utilizaremos os seguintes componentes:
Transformador 110/12+12
Ponte Retificadora
CI 7805 Regulador de Tensão
Bateria 9V
CI 555 Temporizador
CI 4017 Contador Sequencial
CI 4081 Portas AND
CI 4071 Portas OR
Diodos LED
Capacitores
Resistores
3.1. Descrição dos Componentes
3.1.1. CI 7805 Regulador de Tensão O circuito integrado 7805 consiste num regulador positivo de tensão fixa para 5 V fornecendo uma saída de 5 V sob corrente até 1 A. Este circuito integrado pode ser encontrado tanto no invólucro plástico TO-220 (mais comum), como no invólucro metálico (TO-3), conforme mostra a figura abaixo. Também existe uma versão em invólucro SOT-54 para 200 mA. A faixa de tensões de entrada vai de 7 a 35 V.
Figura 1 - Invólucro e valores suportados pelo componente
3.1.2. CI 555 Temporizador O 555 é um circuito integrado (chip) utilizado em uma variedade de aplicações como temporizador ou multivibrador. Os nomes comerciais eram SE555 (invólucro metálico) eNE555 (invólucro DIP), e foi apelidado de "The IC Time Machine"1 ("A Máquina do Tempo num Chip"). Este componente continua em