Contabilidade de Custos
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Nieli Jabar Rodrigues
Viviane Maria dos Santos Soares
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Porto Alegre
2013
FACULDADE PORTO-ALEGRENSE – FAPA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Nieli Jabar Rodrigues
Viviane Maria dos Santos Soares
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade e Análise de Custos II, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Ciências Contábeis, da Faculdade Porto-Alegrense – FAPA.
Orientador: Profª. Me. Neusa Piacentini
Porto Alegre
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar os sistemas e métodos de custeio utilizados pela Contabilidade de Custos para apurar e mensurar os custos relacionados às atividades desenvolvidas pelas empresas como forma de melhorar seu desempenho no mercado em que atuam. Para tanto será apresentada uma introdução à Contabilidade de Custos e aos seguintes métodos de custeio: Custeio por Absorção, Custeio ABC (Activity Based Costing) e Custo Padrão, bem como uma parte prática que envolverá a resolução de algumas questões relacionadas ao tema.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CONTABILIDADE DE CUSTOS
De acordo com Martins (2008, p. 19), “Até a Revolução Industrial (século XVIII), quase só existia a Contabilidade Financeira (ou Geral), que desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais”. O sistema de apuração dos custos consistia em levantar os estoques no início do período, adicionando as compras do mesmo período e deduzindo o que ainda restava do valor constante nas notas de compras, resultava o valor de despesa com as mercadorias vendidas. Nessa época as empresas viviam basicamente do comércio, e para obter o preço de compra dos bens bastava fazer uma consulta nos documentos de aquisição. Com o advento da Revolução Industrial, a tarefa de avaliar estoques