Projeto integrado ponte de macarrão
· Número médio de fios de espaguete em cada pacote: 500
· Diâmetro médio: 1,8 mm
· Raio médio: 0,9 mm
· Área da seção transversal: 2,545 x 10-2 cm2
· Momento de inércia da seção: 5,153 x 10-5 cm4
· Comprimento médio de cada fio: 25,4 cm
· Peso médio de cada fio inteiro: 1 g
· Peso linear: 3,937 x 10-2 g/cm
· Módulo de Elasticidade Longitudinal: 36000 kgf/cm2 ≈ 3600MPa.
Dados sobre a Resistência à Tração
· Carga de ruptura por tração:
A carga de ruptura por tração para um fio de espaguete, independe do comprimento do fio, e foi determinada através do ensaio de 6 corpos de prova submetidos a tração até a ruptura. A carga média de ruptura obtida nestes ensaios foi de 4,267 kgf.
Dados sobre a Resistência à Compressão
· Carga de ruptura por compressão:
A carga de ruptura por compressão dos fios de espaguete está relacionada com o fenômeno da flambagem, que depende do comprimento do fio de espaguete, das propriedades geométricas da sua seção transversal e das condições de vinculação das extremidades.
Para as turmas das disciplinas onde o estudo da flambagem está fora do escopo do conteúdo abordado nas aulas, a carga de ruptura por compressão para cada barra comprimida da treliça da ponte, pode ser determinada através de curvas que foram obtidas a partir dos resultados de 93 ensaios de compressão de corpos de prova de diferentes comprimentos e formados por diferentes números de fios de espaguete.
Destas curvas, apresentadas a seguir, pode ser obtida a carga de ruptura por compressão para barras de diferentes comprimentos, formadas por diferentes números de fios de espaguete. Curvas de Carga de Ruptura por Compressão x
Comprimento da Barra, para barras formadas com diferentes números de fios de espaguete. Curvas de Carga de Ruptura por Compressão x Número de Fios de Espaguete da Barra, para barras com diferentes comprimentos.
Para as turmas das disciplinas onde o estudo da flambagem forma parte do