Projeto integrado multidisciplinar
Sabesp, principalmente para clientes comerciais e industriais de alto e médio porte, os quais podem ser denominados de “grandes clientes”. As principais fontes alternativas de fornecimento de água – potenciais concorrentes da Sabesp – são: perfuração de poços (semi) artesianos; contratação de caminhões-pipa; e transporte de água de municípios vizinhos.
Dois tipos de concorrentes:
Na Concessão(mercado regulamentado):São as empresas privadas e as empresas municipais.
Nos serviços:Caminhões-pipa e poços.
A concorrência no segmento de atuação da SABESP é limitada, tendo em vista que a tecnologia envolvida na atividade de saneamento pressupõe a condição de monopólio natural na região concedida, devido à necessidade de conexão das instalações individuais de cada consumidor às estações de tratamento da Companhia através das redes de distribuição e coleta .
As prefeituras dos municípios em que a SABESP presta seus serviços, entretanto, podem ser consideradas concorrentes da SABESP na medida em que existe a possibilidade de retomarem os serviços de água e esgoto concedidos à Companhia e passarem a fornecer diretamente esses serviços à população. Neste caso, as prefeituras são obrigadas a indenizar a Companhia pelos investimentos ainda não amortizados. Outro possível concorrente pelo mercado, considerando que existem municípios que não renovaram os contratos com a SABESP e aqueles que têm contratos a vencer, são as empresas privadas que atuam no setor de saneamento.
No fornecimento de água a grandes clientes, diversos consumidores industriais e comerciais de grande porte, utilizam poços artesia-nos para se abastecer de água ou de fornecimento de terceiros, através de “carro-pipa”. Este uso de poços privados ou abastecimento de terceiros, aumentou nos últimos anos.
Alguns aspectos relevantes desse