Trabalho
Dança no campo da Educação Física: Superando obviedades.
A dança pode ser considerada umas das mais belas manifestações artísticas. É uma atividade criadora que utiliza exclusivamente do corpo para se manifestar. Além disso, está presente no mundo desde os tempos imemoriais, nesse sentido, compreende-la como forma de conhecimento é imprescindível.
Na atualidade, podemos perceber diversos pesquisadores preocupados em compreender a dança em seus diversos ambientes de atuação. Essa preocupação é importante, pois ampliam as publicações acadêmicas na área bem como nos dá subsídio para compreender o fenômeno dança de uma maneira mais consistente.
Não podemos negar que essa bela arte gera até hoje certa superficialidade nas discussões em diferentes ambientes. Isso se dá por que a forma com que a mesma é tratada está ligada a compreensão que muitos indivíduos possuem de dança, em outras palavras, danças-se o que conhece e o que é acessível, mas quase não existe uma preocupação significativa em pensar essa dança.
Para se pensar a dança, sobretudo, como instrumento educacional é de grande valia um retrocesso histórico, pois desde a idade média a dança vem passando por um processo contínuo de apreciações, e isto interfere na forma em que ela é discutida e encarada em vários âmbitos, como espetáculos, projetos entre outros.
Vale lembrar que na idade média a dança tinha a função apenas de animadora da corte, a qual apreciava a forma, a retidão dos movimentos, a disciplina dos dançarinos. Hoje em dia sabemos que discussão da dança vai além da forma, principalmente se pensarmos que ela pode ser meio para relacionar o sujeito com ele mesmo e com o mundo. Sendo assim, deve-se pensar em projetos de dança que instigue uma apreciação crítica dessa arte, para que os participantes destes projetos vislumbrem não apenas o sucesso pela dança, mas que principalmente obtenha uma