PROJETO INHOTIM
Língua Portuguesa - Prof. Adilton
PROJETO "INHOTIM"
Uma viagem pela natureza e pela Arte contemporânea
Professores: Adilton, Cleomilda e Luzia.
Belo Horizonte (MG), 15 de junho de 2012.
Histórico
O Instituto Inhotim está situado em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte - MG e concentra acervo de obras artísticas contemporâneas, bem como jardim botânico, cujo projeto tem autoria atribuída ao destacado paisagista brasileiro Burle Marx. Inhotim é um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Ocupa uma área de 100 ha de jardins botânicos com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional.
Inhotim foi apresentado pela primeira vez ao público em setembro de 2004 e, no ano seguinte, iniciou uma agenda de visitas para atender à rede escolar da região de Brumadinho e a grupos específicos. Em outubro de 2006, com estrutura completa para sua inauguração ao grande público, a instituição abriu as portas para visitas em dias regulares, sem a necessidade de agendamento prévio.
Todas as atividades desenvolvidas no Inhotim são promovidas pelo Instituto Inhotim - uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
Arte Contemporânea
No acervo do Inhotim mais de 500 obras de 100 artistas de 30 nacionalidades diferentes. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo Jardim Botânico. Segundo Delfim sardo, “Arte Contemporânea é um conceito que tem duas acepções: ou se reporta à arte do período moderno, ou seja, à arte desde o século XVIII, ou