Instituto inhotim e a sustentabilidade
Pedro Luiz de Oliveira Macedo Nov/2011
Inhotim e Sustentabilidade
O Instituto
O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, a 55 km de Belo Horizonte, reúne um dos mais importantes acervos de Arte Contemporânea do mundo em um Jardim Botânico, com uma grande diversidade vegetal, e de igual importância mundial. Obras de artistas nacionais e internacionais, de renome, são expostas no formato de longa ou curta duração, a céu aberto ou em galerias. O acervo conta com cerca de 500 obras de mais de 100 artistas. As mais de 4.200 espécies que compõem o acervo vegetal estão dispostas em um bem estruturado projeto paisagístico; muitas delas, entre nativas e exóticas, são raras; há ainda cinco lagos que compõem o paisagismo do Jardim Botânico do Inhotim.
Os programas educativos atuam nas áreas de Arte e Educação e Ambiental, além de serem dispositivos de inclusão, cidadania e desenvolvimento, valores pelos quais o Inhotim preza e procura ampliar, principalmente em Brumadinho. O Instituto conta também com espaços para locação, bibliotecas, ateliês, teatro, restaurantes e lanchonetes.
A Sustentabilidade
A Sustentabilidade é um conceito formado pelo equilíbrio em três aspectos básicos: social, ambiental e ecônomico. A partir desse conceito, procurei, durante a visita, observar os aspectos que permeiam a Sustentabilidade e analisar sua relação o Inhotim.
Logo na entrada, é perceptível a proposta de integração entre obras de arte e natureza. Há uma vasta área verde, com diversas espécies de árvores e outros tipos de vegetação. Porém, os pisos da entrada dos veículos e do estacionamento poderiam ser mais permeáveis, assim como a passagem de pedestres que leva até a recepção.
A grande maioria dos prédios têm acabamento em concreto aparente, o que minimiza o uso de pintura e/ou revestimento em geral, porém há