Recuperacao de areais degradaveis
Tecnologias sustentáveis no processo de recuperação de áreas degradadas
RESUMO
O desenvolvimento da civilização permeia entre o progresso social, cultural e ambiental da sociedade para melhoria da qualidade de vida de toda humanidade. Em uma época na qual existe a eminente preocupação com a preservação do meio ambiente, pois o bem estar social implica vários impactos ao ecossistema, os avanços tecnológicos podem favorecer a sustentabilidade na produção dos recursos através de matérias primas; Políticos, cientistas e empresários discutiram a necessidade de uma política que promovesse a sustentabilidade das empresas em prol do meio ambiente.
A prosperidade e o progresso de hoje devem visar o desenvolvimento sustentável no futuro, buscando técnicas renováveis para minimizar a agressão ao ambiente. Para isso é importante repensar em significativas mudanças nas estratégias para a harmonia entre a natureza com a prosperidade econômica, a saúde, a segurança e justiça social. A engenharia trilha caminhos árduos e complexos para lidar com as questões ambientais, o excessivo emprego de máquinas renuncia a reconquista dos conceitos da engenharia ambiental conciliador para atenuar os abalos que sofrem a vegetação que preserva o solo, há locais impossíveis de se ter acesso por meio de maquinaria, em vista disso é costumeiro a utilização de técnicas de bioengenharia para a realização de obras de proteção de taludes e controles de erosão.
Palavras-chaves- sustentabilidade, preservação, tecnologia renovável.
1. INTRODUÇÃO
Objetivando manter a ligação entre o desenvolvimento e as questões ambientais, há atualmente as tecnologias sustentáveis ou tecnologias limpas. Definida como a tecnologia que visa à produção com menos índice de resíduos, a preservação e conservação ambiental. MORAES, 2000 afirma que:
As tecnologias tem influenciado de forma intensa o processo de desenvolvimento mundial. Numa análise