INHOTIM
PROJEITO DO LABORATÓRIO INHOTIM EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
TIAGO, Joanna1
PINTO, Juliana2
PALAVRAS-CHAVE: Inhotim, Jovens, Arte, Efeitos, Família. INTRODUÇÃO
O programa Laboratório Inhotim, iniciado em 2007, é um dos projetos educativos desenvolvidos pela equipe de Arte e Educação direcionado ao atendimento de jovens de 12 a 17 anos, residentes na cidade de Brumadinho. Constitui-se como um programa de formação continuada, realizado durante um ano com encontros semanais realizados tanto no Instituto Inhotim como na cidade onde este está localizado. Suas atividades são realizadas a partir das experiências compartilhadas entre museu, memória, cidade e arte contemporânea. Seu objetivo principal é o desenvolvimento cultural, artístico e social dos jovens e a criação de uma rede de produção crítica e poética.
As atividades desenvolvidas são permeadas por pesquisas e experiências de campo que partem desde o contato com artistas, até a ressignificação de conceitos e propostas de intervenções.
METODOLOGIA
A análise se baseou principalmente na coleta de dados primários mediante a aplicação de um questionário produzido em conjunto com o Instituto Inhotim. Foram formuladas questões sobre as condições socioeconômicas e familiares e questões sobre o projeto, abrangendo marcadores de desempenho e perguntas de percepção geral. Para realizarmos essa pesquisa entramos em contado com os egressos e fomos até as suas casas em Brumadinho (sede) e outros distritos. No começo da pesquisa eram 71 egressos, porém não foi possível encontrar todos.
Os questionários, elaborados em parceria com o Inhotim, procuraram abranger todas as áreas de interesse da pesquisa, e a partir destes, entrevistamos os jovens e seus responsáveis. Antes de começar cada entrevista, era lido e assinado o termo de compromisso (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). As entrevistas dos egressos ocorreram