Projeto "GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL"
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO – MTA
GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Estudo de caso de uma ferramenta baseada no BSC no setor sucroalcooleiro
ALUNO: MARCUS PAULO DE FREITAS
ORIENTADOR: ERNESTINA CAMURÇA GABONI
SÃO CARLOS - SP
2014
1 INTRODUÇÃO
Ao longo das últimas décadas, a integração global dos mercados tem fomentado uma crescente busca por parte das organizações empresariais pelo desenvolvimento de seus níveis de competitividade. No intuito de manter a sustentabilidade do negócio em longo prazo, faz-se necessário direcionar os esforços para a melhoria constante do desempenho, seja em aspectos diretamente relacionados aos produtos e serviços, seja naqueles ligados a processos que os viabilizam. (RAFAELI & MÜLLER, 2007)
A partir do momento que as mudanças tecnológicas e as forças do mercado (demanda e competitividade) passaram a pressionar as empresas, percebeu-se que os modelos de avaliação de desempenho tradicionais (baseado unicamente em indicadores financeiros) eram limitados para gerenciar os negócios. (CARDOZA & CARPINETTI, 2005)
Segundo Gonçalves (2002), todas as empresas, de um modo geral, necessitam de um sistema de avaliação de desempenho, uma vez que a realização contínua do processo de avaliação permite que as empresas conheçam a eficiência e a eficácia de suas ações, bem como o comportamento das pessoas, dos processos e dos programas da organização.
Segundo Slack et al (1997) não existe possibilidade de reduzir a complexidade do desempenho de um negócio a um único indicador, há necessidade real de aplicar diversos indicadores para atingir os mais variados aspectos nos quais a estratégia de negócio se realiza. É necessário também compreender que os indicadores devem interagir para que se constituam em instrumentos eficazes de gestão.
De acordo com Müller (2003), um dos problemas da