Projeto GED na Gestão de qualidade
Por: Luis Alberto Bretas
8° período do curso de Administração.
Trabalho apresentado ao Professor, José da Assunção Moutinho, na disciplina de Gestão de Projetos.
Unicarioca
Três Rios, 2° semestre de 2013.
Projeto GED na Gestão de qualidade
A disciplina Gerencia de Projetos teve inicio na indústria bélica e aeroespacial americana e adotada na construção civil e em outras áreas. Diversos setores da economia atualmente passaram a aplicar e compreender os conceitos desta disciplina, incluindo os projetos de GED (Gerenciamento eletrônico de documentos).
O projeto de GED é uma das alternativas tecnológicas para o armazenamento e controle de dados e informações, que trazem os possíveis resultados tecnológicos e produz o controle de informações, incremento a produtividade e o autoconhecimento organizacional.
Para o auxilio dos gestores na solução de problemas relacionado à gestão de informação existe diversas aplicações das quais podem ser citadas: enterprise resource planning (ERP), customer relationship management (CRM), e-business e enterprise content management (ECM). Podemos relacionar essas diversas possibilidades de aplicações, respeitando o processo que há dentro das organizações.
Por tanto os benefícios obtidos com a essas tecnologias, encontra-se fatores indefiníveis que influi na implantação desse projeto. Na sua grande maioria, tais fatores provem da resistência a mudanças, incapacidade de relacionar os projetos ao planejamento estratégicos da organização, requisitos incompletos, falta de suporte executivo e dentre outros aspectos de tamanha semelhança com os que aqui exemplificados.
As principais etapas do GED passam pela captura de documentos, extração de dados e indexação, o gerenciamento e o arquivo e também a recuperação junto a capacidade de disponibilização.
Silva (2003, p. 3) descreve as tecnologias que envolvem o GED:
- Documento: pode estar em papel ou ser