TCC V6
BRUNO DA SILVA ALVES MENDES;
CARLOS AURÉLIO BARROUIN DE TOLEDO NETO;
DENNYS ALLEMBERG AZEVEDO NEVES;
GUILHERME HENRIQUE SILVA;
KEYLLA MARA DOS SANTOS DE FREITAS.
1. TEMA
A Gestão Eletrônica de Documentos (GED) Como Ferramenta de Melhoria de Processos: Um Estudo de Caso do setor de engenharia em uma Empresa de Mineração.
2. INTRODUÇÃO
Sabe-se que no contexto atual de globalização, o grande volume de documentos gerados diariamente nas empresas, requer um tratamento adequado e um nível altíssimo de organização, com objetivo de preservar a integridade física e intelectual dos mesmos.
A gestão documental possui grande importância, à medida em que contribui com as organizações no atingimento de seus objetivos empresariais, uma vez que muitas de suas atividades dependem das informações contidas em documentos, que servem de base para tomada de decisão, gestão de fornecedores, fiscalizações, processos licitatórios, dentre outros.
Em decorrência disso, o progresso tecnológico tem apresentado novas soluções, trazendo ferramentas que podem auxiliar as empresas no controle eletrônico dos seus documentos físicos. O mercado, aproveitando dessa demanda, começa a desenvolver e comercializar softwares que trazem otimização e qualidade a esse processo.
Nesse cenário o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) tornou-se um aliado na gestão da informação, pois proporciona um gerenciamento integrado de documentos capaz de reduzir o tempo de acesso e de fluxo, garantir maior confiabilidade e qualidade no trato da informação, proporcionando uma administração eficaz dentro e fora “dos muros” da organização.
O GED é um conjunto de tecnologias como: Document Management (gerenciamento de documento), Document Imaging (gerenciamento de imagens), Workflow Management (gerenciamento do fluxo de trabalho), COLD (gravação direta do computador para disco ótico), COM (microfilmagem de informação gerada em computador), etc; que permite o gerenciamento de documentos digitais.