Com Base Nas Leituras Solicitadas
a) Explique a diferença entre movimento reflexo e movimento intencional. Depois busque no texto acima exemplos de movimento reflexo e intencional.
Resposta: O movimento reflexo a criança já nasce com ele, é realizado independentemente da sua vontade, já o intencional tem que haver um desejo por parte do individuo.
Exemplo: movimento reflexo: quando Marcelo mama pela primeira vez, ou seja o ato de sucção.
Movimento intencional: Ele tentando pegar o mobile pendurado acima do berço.
b) Explique como o bebê começa desenvolver movimentos intencionais e a ter controle sobre o seu corpo. Há no texto acima algum trecho que exemplifica o desenvolvimento destes movimentos e do controle da criança sobre o seu corpo?
Resposta: A criança nasce com movimentos reflexos, a partir do momento que começa a vivenciar novas experiências com o outro, também dependendo de uma maturação biológica surge os movimentos intencionais.
Exemplo: Marcelo só chorava quando estava com fome, sujo, ou ainda queria colo só sossegava quando alguém o atendia.
c) Explique como o bebê passa a perceber que os gestos têm significados. No texto acima há exemplos.
Resposta: Quando o adulto interpreta os gestos da criança, passando a dar significados a estes gestos involuntários.
Exemplos: Quando o bebê Marcelo não alcançava, apontava. Ela íamos nós tentando identificar o que ele queria.
d) Pode-se afirmar que a imitação e apenas uma cópia do que a criança presenciou? Justifique e retire do texto exemplos.
Resposta: Não, a imitação é o resultado da, capacidade de a criança observar e aprender com os outros, e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceitos e diferenciar-se.
Exemplos: quando a mãe se espreguiça, e depois de alguns dias brincando ele há imita fazendo o mesmo, quando imita o pai fazendo a barba.
e) O adulto ou alguém mais experiente que a criança deve exercer o papel de interprete e mediador do movimento infantil.