gerenciamento eletronico de documentos
Com o avanço da tecnologia a partir da década de 80 os métodos existentes de arquivamento e manuseio de documentos e informações se tornavam cada vez mais obsoletos, com imensos espaços para guarda de papéis e equipamentos muitas vezes ineficientes para o armazenamento dessas informações. Esses métodos tinham um alcance reduzido e limitado gerando altos gastos. A informática trouxe, com toda sua evolução, poderosas ferramentas de distribuição de informações. Uma dessas ferramentas é o conceito de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conhecido como GED.
Nos dias atuais é necessário que as informações sejam organizadas e disponibilidades de forma prática e o conhecimento do processo de GED é fundamental para que se tenha êxito na implantação de qualquer sistema de gerenciamento de documentos em uma empresa ou até mesmo no controle e organização da vida pessoal. Este projeto apresenta o sistema GED como um diferencial no gerenciamento de documentos e informações sendo eficaz pela sua forma rápida, prática e segura. Exemplifica o conceito, as finalidades e vantagens da implantação do processo e ainda enfatiza alguns processos mais utilizados no sistema GED. Cita alguns métodos de aplicação, as etapas do processo e mostra um modelo de empresa que atua no mercado de GED como prestadora de serviços.
2. CONCEITO
Podemos descrever GED como “um conjunto de tecnologias que permite a uma empresa não somente arquivar, mas também gerenciar seus documentos em forma digital. Esses documentos podem ser das mais diversas origens, tais como papel, microfilme, imagem, som, planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc.” (www.ged.net.br).
O conceito é simples mas abrangente, pois existem atualmente no mercado diversos métodos com inúmeros graus de complexidade para a gestão documental. A busca por informação rápida e prática tem tornado o sistema GED um excelente facilitador na execução de diversas tarefas em diversos segmentos de negócios dentro de uma