PROJETO FREDERICO
Programa de Pós-Graduação em Física
PROJETO DE PESQUISA PARA MESTRADO EM FÍSICA TEÓRICA
ESTUDO DE EFEITOS DE VIOLAÇÃO DE LORENTZ SISTEMAS FERMIONICOS UNIDIMENSIONAIS
São Luís, dezembro de 2013.
Mestrando: Victor
Orientador: Manoel Messias Ferreira Jr
Titulo
Projeto apresentado ao programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Maranhão, como requisito parcial para obtenção do título de Doutor, orientado pelo Prof. Dr. Manoel Messias Ferreira Junior.
São Luís, março de 2013
INTRODUÇÃO
O modelo padrão estendido (MPE) é um grande arcabouço teórico, que inclui termos de violação de Lorentz e CPT na estrutura do Modelo Standard usual [1]. Este modelo foi proposto motivado pela possibilidade da quebra espontânea da simetria de Lorentz no contexto de teorias de cordas [2]. Os termos de violação de Lorentz (VL) são gerados como valores esperados do vácuo de quantidades tensoriais, mantendo a invariância sobre transformações de coordenadas (no referencial do observador) da teoria estendida [3]. Tal modelo foi examinado em muitos aspectos nos últimos anos, incluindo estudos dos setores fermiônicos e de gauge, além de uma extensão da gravitação [4]. O setor dos férmions [5] foi bastante investigado principalmente com relação a testes de violação da simetria CPT, que impuseram fortes limites sobre a magnitude dos termos de VL [6]. Outros aspectos interessantes foram abordados, envolvendo correções radiativas, tais como os encontrados na referência [7]. O setor de gauge abeliano do MPE é composto por um setor CPT-ímpar [8] e um setor CPT-par, ambos intensamente investigados nos últimos anos [9], [10], [11], [12], [13], [14], [15].
Além dos estudos empreendidos na estrutura do MPE, alguns outros trabalhos foram propostos para examinar violação de Lorentz, desenvolvidos fora deste arcabouço teórico. Alguns deles envolvem termos de acoplamento não-mínimo, que modificam os vértices de