Atps Alexandre Id Ego E Superego
O inconsciente e é um dos conceitos mais intrigantes da psicologia e o tema fascinava, neurologista e psiquiatra Sigmund Freud, que estava interessado em descobrir se era possível explicar coisas que pareciam estar fora do alcance da psicologia vigente em sua época.
Aqueles que haviam começado a investigar o inconsciente temiam que ele contivesse uma atividade psíquica poderá demais, assustadora demais, ou incompreensível demais para ser incorporada pela mente consciente.
O trabalho de Freud sobre o tema foi pioneiro, descrevendo a estrutura da mente formada consciente, inconsciente e pré-consciente. Popularizando a ideia de inconsciente, introduziu a noção de que é a parte da mente que define e explica os mecanismos responsáveis por nossas habilidades de pensar e sentir.
Psicanalise: Conceitos básicos
A psicanálise é uma teoria que parte por base de que nosso comportamento é regido por desejos inconscientes e a análise deve ser realizada através do reconhecimento dos instintos, anseios e impulsos que fornecem a energia para as ações individuais.
Segundo Freud, o consciente existe em um nível superficial, ao que temos acesso fácil e imediato. Sob o consciente estão as potentes dimensões de armazenagem do inconsciente que ditam os nossos estados cognitivos ativos e comportamentos. O consciente está a mercê do inconsciente.
Freud afirmou que o inconsciente abrange tudo e contem dentro dele os domínios do consciente e de uma área denominada “Pré-consciente”. Tudo que é consciente, aquilo que temos um saber ativo, esteve em algum momento nas profundezas do inconsciente ante de emergir a consciência. Porém, nem tudo se torna consciente, muito do que é inconsciente permanece do mesmo jeito.
Lembranças que não estão na nossa memória cotidiana, mais que foram reprimidas e agora habitam a parte da mente consciente denominada por Freud de Pré-consciente.
Assim somos capazes de trazer a