projeto familia escola
Viver em sociedade significa lidar com regras o tempo todo e na escola não deve ser diferente. Desde pequeno é preciso conviver com algumas normas.
Os jogos são fundamentais na educação infantil, pois através dele a criança brinca com regras. Os jogos de regras devem seguir algumas normas pré-estabelecidas para que entendam como funciona o jogo. Além de mostras desafios divertido as crianças desenvolvem questões importantes, como: adequação a limites, a cooperação, a competição, aprendem a perder e esperar sua vez. É muito importante que a criança sinta-se ativa e participativa.
É através do jogo que a criança consegue construir seu próprio conhecimento. Nos jogos ou nas brincadeiras, a criança assume papéis e aceita regras próprias das brincadeiras, executando imaginariamente, tarefas para a qual ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade. (Vygotsky).
Os jogos e as brincadeiras estão sempre presente no dia-a-dia das crianças, pois são atividades que podem ser realizadas nas creches, escolas, em casa, ou seja, acontece onde quer que ela esteja, basta estar em qualquer lugar, usar a criatividade, que a levará para um mundo de imaginação, expressando como se organiza, é também uma forma de descobrir o mundo que a cerca.
Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual, e social, pois através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Nos jogos e nas brincadeiras, a criança desenvolve potencialidades: ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira