Projeto estagio em música. upf
Faculdade de Artes e Comunicação
Curso de Música - LP
PRÁTICA DE ENSINO III – ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Canto Coral na Escola
Acadêmico: Roniel Giroto Araujo
Professores: José Carlos Gheller e Valéria Gobbi
Disciplina: Prática de Ensino III
Passo Fundo Dezembro de 2010
INTRODUÇÃO
Escolhi este tema, canto coral, como ferramenta de socialização e integração social em razão de estar relacionado à experiência e atividades na área de canto coral na Faculdade de Música da UPF, e por ser um dos ramos que me interessa para trabalho após a formação.
Desde pequeno venho cantando em corais de igreja e de escola onde tive a primeira experiência com o canto. Estas atividades também me ajudaram a ingressar no ramo da música e do coro para aprofundar meus conhecimentos e dar um suporte melhor a quem necessita destes serviços.
Trabalhando e cantando em coros também se percebe o contato, envolvimento social que as pessoas têm ao cantar. Muitas amizades começam e são fortalecidas com estes contatos. No coro não se tem chefe nem empregado. A única coisa que se tem é um grupo de amigos cantando todos juntos uma música que lhes é agradável e que passe satisfação a quem estiver na frente deles ouvindo e também a eles com o aplauso do publico.
Muitas crianças do bairro onde eu moro tem dificuldade de convivência, tanto familiar quanto social. Estas crianças têm poucas oportunidades de estarem trabalhando em grupo e desenvolvendo algo novo. Muitas famílias vivem em uma condição de pobreza e penso, assim, que uma lacuna na área da musica quando aberta por alguém pode gerar um grande resultado no final do processo e mudar o conceito de vida de algumas pessoas, mas para isso alguém tem que tentar ao menos abrir esta lacuna.
Sendo assim, o propósito do trabalho é ajudar e até encaminhar as crianças da Escola Érico Veríssimo ao mundo da música e do canto. Claro, temos de ser realistas; o