Projeto escolar
Segundo Morales (1998) a relação professor- aluno na sala de aula é complexa e abarca vários aspectos; não se pode reduzi-la a uma simples relação didática nem a uma relação humana calorosa. Mas é preciso ver a globalidade da relação professor-aluno mediante um modelo simples relacionado diretamente com motivação, mas que necessariamente abarca tudo o que acontece na sala e de aula e há necessidade de desenvolver atividades motivadoras.
Pensando sobre essa relação, as pontuações do autor juntamente com a experiência do estagio escolar vemos que a relação professor-aluno envolve toda a questão comportamental, vendo que o professor acaba sendo para o aluno espelho, uma vez que o profissional educador não possuindo um estado de equilíbrio emocional reflete em seus alunos suas frustrações, estresse, agitação, descontrole e desatenção; o modo de agir do professor em sala de aula é o que colabora ou não para a aprendizagem. As formas de comunição são de extrema importância no desenvolvimento do aluno, assim como organização do trabalho, dinamismo das aulas e disposição para ouvir o aluno.
Não é difícil nos deparar com um ambiente escolar onde os educadores estão estressados, cansados, desanimados e aluno desinteressado, agitado com dificuldade de aprendizagem, queixando-se da relação conturbada com seus professores que acaba por refletir em seu aprendizado.
Percebe-se então a necessidade desses profissionais serem melhores assistidos e acompanhados em sua rotina escolar, para que possa facilitar essa relação, assim como o aprendizado, trazendo de volta um profissional equilibrado e respostas satisfatórias dos alunos.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Apresentar a importância do acompanhamento psicológico também com os profissionais educadores nas escolas.
2.2- Objetivos Específicos
- Elaborar planos de intervenção terapêutica para os professores individual ou coletivo
- Incentivar o