Online Gramatica
Enunciado base 1- Atenção! Este enunciado comtempla as questões 1, 2 e 3
“Hai-Kus ou Hokkus
(pequena introdução para os não iniciados) O Hai-Ku aparece em geral nos nossos dicionários com a grafia de Hai-Cai por dois motivos básicos: o primeiro, a guerra que os filólogos patrícios resolveram deflagrar à linda letra K, pelo simples fato dela ter aquele ar agressivamente germânico e só andar com passo de ganso. A batalha é, evidentemente, perdida, pois a letra teima em permanecer na língua, inclusive firmando-se na imagem, hoje quase mítica, de JK, também artificialmente banido da vida política brasileira.
O segundo motivo do não uso da grafia Hai-ku é a homofonia da segunda sílaba com outra palavra da língua portuguesa, designando certa parte do corpo de múltipla importância fisiológica. Essa palavra os filólogos só usam a medo. Quando a colocam no dicionário fazem sempre questão de acrescentar (chulo). Assim, entre parênteses.
Resolvi - e não entro em detalhes para não alongar esta explicação - usar a grafia (comprometida) Hai-Kai, para as composições deste saite.
O Hai-Kai é um pequeno poema japonês composto de três versos, dois de cinco sílabas e um - o segundo - de sete. No original não tem rima, que geralmente lhe é acrescida nas traduções ocidentais. A época do aparecimento do Hai-Kai é controversa, e sua popularização deu-se no século XVII, sobretudo através da produção de Jinskikiro Matsuô Bashô, simbolista inspirado profundamente em impressões naturais (sobretudo paisagísticas) e adepto do Zen: A nuvem atenua
O cansaço das pessoas
Olharem a lua. Em cima da neve
O corvo esta manhã
Pousou bem de leve.”
FERNANDES, Millôr. Hai-Kus ou Hokkus. Millôr online. Disponível em: . Acesso em: 20/05/2013.
Questão 1 -
Leia o enunciado base 1 antes de responder
No trecho “pequena introdução para os não iniciados”, a palavra sublinhada:
A) é um advérbio de modo e revela de que maneira a pessoa será iniciada.