Projeto educação sexual
1.1 Objetivo Geral
• Discutir problemáticas diante da sexualidade e esclarecer dúvidas de jovens entre 13 e 17 anos, sendo este um assunto a ser visto com bastante cautela, sensibilizando o público alvo para os devidos cuidados com o corpo.
1. 2 Objetivos Específicos
• Discutir o processo da sexualidade diante do contexto sócio-cultural;
• Orientar os jovens da Escola José Pedro de Souza a conhecer e se preservar durante o despertar da sexualidade;
• Conhecer os cuidados que se deve ter para evitar o contágio de doenças.
2. Justificativa
O tema do Projeto foi escolhido no sentido de investigar e saber como os professores se preparam para lidar com esse tema e se percebem a importância da aquisição do conhecimento no que se refere a orientação sexual no desenvolvimento dos adolescentes, também para estar preparado para o futuros questionamentos.
A abordagem deste tema na escola é fundamental para uma educação libertadora e inovadora, o educador há de se despir de determinados valores, tabus, mitos e preconceitos e assumir postura no grande laboratório da adolescência.
3. Metodologia
Nesta pesquisa será realizada a abordagem qualitativa para aplicação e análise dos dados. Pra Minayo essa abordagem corresponde aquelas que: “São capazes de incorporar a questão do significado e da intencionalidade coerente aos atos, as relações e as estruturas sociais”. (Minayo, 200 p. 10).
A pesquisa será focada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, pois neste período a escola trabalha conteúdos de ciências, envolvendo inúmeros assuntos diretamente ligados ao tema Educação Sexuais.
Quanto aos instrumentos de coleta de dados será utilizada a observação livre do contexto escolar, da sala de aula, entrevista com a coordenadora, diretora, professores e alunos do 9º ano. Serão discutidas problemáticas