Projeto educação infantil
Título: “Eu me cuido e todos juntos cuidamos do nosso planeta”
JUSTIFICATIVA
Considerando que cada criança traz, em sua individualidade, em sua forma de viver e de interagir com o outro uma série de elementos culturais incluindo valores e desejos é um constante desafio delinear um projeto que atenda a tantos anseios. Só mesmo a partir da observação atenta e perspicaz é que é possível fazer um mapeamento em uma sala com crianças tão pequenas e com um grupo heterogêneo.
Dessa forma, um caminho é se atentar para seus modos de agir desde seus primeiros anos de vida, momentos os quais ela desenvolve sua percepção e constrói seus conhecimentos a partir das relações estabelecidas consigo mesma, com o outro e com o meio em que ela vivencia. Quando a criança frequenta uma instituição de ensino formal, espera-se que ela apreenda os diferentes elementos para sua formação integral bem como interaja ainda mais com vários contextos.
Desse modo, pensando que o CMEI é o espaço no qual as crianças passam grande parte das suas vidas e onde são construídas e ampliadas as várias representações de mundo, é fundamental que se desenvolva um trabalho sobre os cuidados intrínsecos com sua higiene e saúde e que isso se desdobre em práticas de proteção ao meio ambiente (“cuido de mim e também do planeta”). Tudo isso contemplará, sem dúvida, as dimensões físicas, biológicas, cognitivas e sociais dessas crianças.
Portanto, o projeto em questão tem sua relevância à medida que busca garantir direitos fundamentais da criança, previsto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) em dois eixos de trabalho. O primeiro diz respeito à ideia “Organizando um ambiente de cuidados essenciais” que afirma: uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um dado momento histórico e em dada