PROJETO Economia Criativa
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA – UAST
Amanda Letícia do Nascimento
ECONOMIA CRIATIVA EM RELAÇÃO À MÚSICA EM CARNAÍBA
Serra Talhada, 2015
Amanda Letícia do Nascimento
ECONOMIA CRIATIVA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS da Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST-UFRPE, como requisito para a avaliação 2ªVA da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.
Serra Talhada, 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVOS GERAIS 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3. HIPÓTESE 5
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5. METODOLOGIA 9
6. CRONOGRAMA 10
7. BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
Economia criativa é um termo que vem ganhando conhecimento, por ser uma nova maneira de empreendedorismo, de geração de emprego/renda, etc. Fazendo com que o público que atua nessa área da economia possa mostrar seus talentos em “diversas faces”, de várias maneiras. Através da arte, de fotografias, design, músicas entre outras formas. Ressaltando mais a parte da “economia criativa musical”, em vários países, estados, cidades há pessoas ligadas à mesma.
Uma das cidades que tem essa ligação à economia criativa se encontra no sertão de Pernambuco e se chama Carnaíba, conhecida como “a terra da música”, uma pequena cidade com cerca de 18.000 habitantes. Tem uma cultura musical antiga que acompanha até hoje as gerações de famílias. Onde grandes compositores, músicos e poetas moraram e tem reconhecimento pelo seu trabalho.
Pelo conhecimento desse universo musical que os moradores da cidade têm desde sua infância, nasce com eles também o desejo de se especializar e aprender mais sobre a música. Esse desejo é um dos motivos pelo qual surge às questões econômicas, pois para que haja a especialização deles a prefeitura da cidade faz investimentos em itens necessários, com, por exemplo, uma escola de música, conservatório, instrumentos, professores capacitados e