Projeto didático
Público Alvo: Educação Infantil e Fundamental do 1º ao 9º ano.
Participação: Comunidade escolar e local
Período de duração: nove meses, dividido em duas partes.
Introdução: O Projeto “A SAÚDE VAI À ESCOLA” tem a finalidade de estimular a leitura e a escrita, nos educandos, desenvolvendo assim, o saber cognitivo e ampliando os conhecimentos dos mesmos no que se diz respeito ao tema. Esse projeto é promotor da saúde das crianças e dos adolescentes no sentido do desenvolvimento saudável, ajudando-os a discernir atitudes e conceitos no que se refere à saúde como um todo. Nessa visão, devem-se repensar mitos e preconceitos cada vez mais presentes. Vale ressaltar a importância desse trabalho para conscientização e valorização de nossa cultura social, bem como, o envolvimento da comunidade escolar no sentido de responder, educar e orientar, satisfazendo as curiosidades e contribuindo para a prevenção de problemas que efetivamente venham a surgir. A atividade fundamental desenvolvida na escola a partir do tema é a leitura e a escrita, pois se acredita que o educando sabendo ler e escrever coerentemente, provavelmente ele entenderá todos os conteúdos trabalhados nas diversas áreas do conhecimento.
Justificativa:
Analisando o ambiente escolar e as dificuldades que demonstram ter a respeito da leitura e escrita, como também a pouca informação dos educandos a cerca do tema e o que devemos fazer para se ter uma saúde de qualidade é que os educadores desenvolveram esse projeto para conscientizá-los sobre esse bem comum para o ser humano, pois o indivíduo saudável é capaz de aprender a ler e escrever com facilidade.
Diante da realidade onde está inserida a escola e por ser uma comunidade carente esta problemática nos preocupa precisando de intervenção e informação sobre o assunto com profissionais da saúde em atuação nos núcleos de saúde do município de Quipapá, em conjunto a comunidade escolar e local. É evidente que não