Projeto De A O
1 APRESENTAÇÃO
O presente Projeto de Ação foi elaborado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, do município de Lajeado-RS, Instituição que me acolheu para a prática do Estágio Curricular Obrigatório II.
Considerando a definição expressa na Lei nº 12.435/2011, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é a unidade pública estatal, de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social - SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos. O Sistema Único de Assistência Social - SUAS é um sistema público não-contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão e organização da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios da política de assistência social, neste contexto, podemos destacar a Proteção Social Especial, que trabalha com a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, destinado a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.
A atenção na Proteção Social Especial tem como objetivo principal contribuir para a prevenção de agravamentos e potencialização de recursos para o enfrentamento de situações que envolvam risco pessoal e social, violência, fragilização e rompimento de vínculos familiares, comunitários e/ou sociais. Os CREAS constituem-se em Unidades de Referência para a oferta de serviços especializados no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade, em conformidade com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
O presente trabalho tem como foco principal abrir um espaço de reflexão para mulheres que sofreram algum tipo de violação de direitos e de algum modo precisam de uma orientação para assumir o seu papel protetivo e