projeto de vida1
Para gerir um negócio, isto é, administrar um empreendimento cooperativo, usa-se várias ferramentas, uma delas é o Plano de Negócios. Ele é um documento que permite retratar a situação atual do empreendimento e projetar no futuro o seu desenvolvimento, diminuindo as possibilidades de riscos que todo empreendimento pode ter. Isto é, o Plano de Negócios indica caminhos para a gestão (administração) que consegue planejar e decidir a respeito do futuro do empreendimento, tendo como base os recursos disponíveis e potenciais, sua situação atual financeira, em relação ao mercado, aos clientes e à concorrência.
Com o Plano de Negócios é possível pensar nos riscos e propor planos para diminuí-los e até mesmo evitá-los; identificar pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente em que se atua ou atuará; conhecer o mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro do empreendimento, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido; enfim, ter-se-á um poderoso guia que norteará todas as ações.
Ao planejar como montar sua empresa é imprescindível que uma de suas primeiras preocupações recaia na elaboração de um minucioso Plano de Negócios.
O Plano de Negócios é uma metodologia de planejamento e ordenação de cada um de seus sonhos e ideias visando torná-los realidade de uma maneira rentável.
Este plano servirá primeiro para a definição do negócio proposto confrontando-o com o seu perfil e o perfil de seus sócios, se for o caso.
A definição dos rumos implicará decidir exatamente o que essa empresa irá