projeto de viabilidade
A atividade turística ocupa atualmente um papel de fundamental importância na economia mundial, contribuindo relevantemente para a geração de empregos e conseqüente aumento do fluxo da circulação de riquezas, ocasionando uma elevação da renda percapita e geração de divisas. Neste contexto,o setor hoteleiro no Brasil é um dos segmentos da economia que mais cresceu nos últimos anos. De acordo com pesquisa realizada pela agência Hotel On Line, em 2004 o desenvolvimento atingiu 3,7% do total do parque hoteleiro nacional, onde só os estabelecimentos urbanos ,direcionados para turistas de negócios ou lazer, representam 55,18%. Entretanto, com relação à essa indústria, alguns problemas intrínsecos são observados,como á administração pouco profissionalizada e da mão-de-obra sem especialização, a estrutura desbalanceada na oferta de unidades hoteleiras, á carência de sistemas de informações de Mercado e á ausência de planejamento estratégico setorial.
A região Nordeste do Brasil destaca-se por receber turistas voltados para o lazer, produzindo, assim, o aumento de divisas através da exportação de produtos ligados à cultura regional, como o artesanato e as crendices populares através da música e dos costumes locais e culinários.
Visando atender às necessidades desse mercado, cada vez mais exigente em qualidade e adequação de serviços, o conceito dos hotéis de negócio, que até pouco tempo se situava apenas nos grandes centros (downtown), está se estendendo para cidades industriais como Teresina. São hotéis onde o computador, a Internet o fax têm que estar presentes em suas instalações, dado que a prioridade para a funcionalidade é amaior exigência desse hóspede, confirmando as sim uma forte demanda por esse tipo de hotéis de médio porte (categorias econômica/ executiva), que tem como principal propósito oferecer um bom nível de atendimento, com preços de diárias mais acessíveis.
Algumas ações específicas podem ser tomadas pelo