Sociologia da Educacao
Na formação do pensamento social critico – conhecido como Sociologia, muitos conhecimentos tiveram profunda influência sobre a articulação dos modos de pensar dos autores entre o Século XVI com Maquiavel até o Século XX com Max Weber. Dentre estes autores destacamos Jean Jacques Rousseau que com seus argumentos sobre a formação da sociedade e dos indivíduos fundou uma forma inicial de “pedagogia”. Pensando em seu livro “Emilio ou da Educação” poderíamos dizer que tanto Emile Durkheim quanto Karl Marx foram autores que leram, criticaram e são devedores de Rousseau. Escreva um texto analítico sobre os contextos históricos e sociais apresentados na questão acima.
Os três autores clássicos da Sociologia, Karl Marx; Emile Durkheim e Max Weber tiveram como temas de suas obras quase o mesmo objeto – o modo de produção capitalista e a transformação do mundo antigo para o mundo moderno. A partir destas três formas de pensar o mundo em transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista, escreva um texto analítico em que você possa comparando os três autores descrever em sua opinião qual deles foi mais coerente na analise daquele processo histórico e social de transformação.
O marxista italiano Antonio Gramsci foi muito criativo em suas abordagens da obra de Karl Marx. Dentre as muitas argumentações criativas da obra do grande autor alemão, estão uma nova possibilidade de entender a questão das formas de exploração e de sua consequente alienação, pois Gramsci teve ferramentas históricas para perceber aspectos teóricos que Karl Marx não possuía. A partir das diferenças entre os dois autores pensem e escrevam um texto analítico em que vocês ao analisar a obra de Gramsci em seus aspectos da elaboração dos discursos hegemônicos e das situações de classe, com suas características, diferenças, inclusive históricas, possam perceber a importância da CULTURA como um elemento fundante para a dominação.
A idéia de